página inicial



  Página Inicial

  História

  Agenda Didática

  Galeria

  Cursos

  Partituras

  Gêneros musicais do Brasil

  Boutique

  Facebook



Visitantes





página inicial' página inicial'
ESCOLA DE CHORO E SAMBA EM GUAPIMIRIM

Apoio da Associação Cultural Estação Maria da Paz

Oficina de instrumentos musicais


Navegando contra a maré, em um momento em que a grande mídia dedica pouco ou nenhum espaço para o Choro, abraçamos a missão de pesquisar e ensinar Choro E Samba. Parece pretensioso, e é. Em defesa da nossa ousadia, apresentamos o amor pela causa, e a profunda admiração pela história das origens da nossa música e seus grandes personagens, de cujos passos seremos sempre fiéis seguidores.

Falaremos sobre: história do Choro, violão de 7 cordas, violão de 6 cordas, cavaquinho, bandolim, Flauta, pandeiro, etc.

As aulas serão aplicadas em turmas com uma proposta pedagógica por níveis de habilidades, visando ao aprendizado de técnicas do instrumento e à disciplina de tocar choro no BOTEQUIM (prática de conjunto), além de serem trabalhadas noções de percepção musical e rítmica.

O BOTEQUIM (como uma Escola de Sagres) é o ambiente onde o chorão, o violão brasileiro, o cavaquinho brasileiro, o pandeiro brasileiro, o samba, o choro, a bossa nova, o bandolim, a caixa de fósforo, a percepção etc, cresceram, se desenvolveram e se difundiram.

Esse ambiente é tão importante no cenário da música brasileira, que nós resolvemos transformá-lo em sala de aula, e pretendemos , todo sexta-feira, a partir das 20:00h, realizar a segunda aula da semana dentro de um BOTEQUIM (o Botequim Cultural Estação Maria da Paz), ajudando o aluno a construir uma roda de Choro. E o samba, primo mais novo do choro, que nao poderia ficar fora deste movimento, é igualmente trabalhado em nosso BOTEQUIM. É um encontro para alunos.

Prepare-se para conhecer o Botequim da Escola de Samba e Choro - Canto pra Viver. Em termos de Cultura, como Conservatória que é a cidade da seresta, este espaço tem a pretensão de oferecer a Guapimirim o título de Cidade do Choro atravez da difusão deste gênero tão contagiante quanto desafiador.

(CLIQUE AQUI E ASSISTA UM VÍDEO DE UM ENSAIO DE UM GRUPO FORMADO PELO PROFESSOR MÁRIO E POR ALUNOS DO CANTO PRA VIVER - Rio de Janeiro)



Telefone : (21) 99153-1215



cantopraviver@cantopraviver.com