página inicial
  Home

  Histórico

  Agenda

  Fotos / Vídeos

  Cursos/Preços

  Partituras/Cifras

  Links

  generos musicais do brasil

  Venda instrumentos

  Livro de visitas

POP/ROCK/REGGAE


GENEROS MUSICAIS DO BRASIL




CHAMARRITA ou LIMPABANCO

A chimarrita, também chamada chamarrita ou limpabanco, é uma dança típica do folclore gaúcho. Originária dos Açores e Ilha da Madeira, a chimarrita é uma das danças mais populares do fandango gaúcho. Além do Rio Grande do Sul, a chimarrita também é dançada e cantada nos estados de São Paulo e Paraná, ao som de "harmônica" (gaita). Indumentária: traje à moda gaúcha. Também se encontra a chimarrita no Uruguai, onde é considerada um dos ritmos de raiz mais populares.

Coreografia

A coreografia se apresenta sob três formas:

• o "Rufado" - simples dança, sem batidas dos pés no chão e das mãos;
• o "Valsada" - sem batidas dos pés e das mãos;
• o "Rufando" - onde os passos são valsados às batidas ritmadas das palmas e do sapateado.

Os figurantes se dispõem em filas e depois seguem assim, até formarem uma roda, um atrás do outro. O passo é lento e atraente. É um baile cantado, onde há solo e coro. A chimarrita é uma espécie de antiga polca, ou rancheira moderna.

Chimarrita

Quando os colonos açorianos, na segunda metade do século XVIII, trouxeram ao Rio Grande do Sul a"Chamarrita", esta dança era então popular no Arquipélago dos Açores e na Ilha da Mandeira. Desde a sua chegada ao Rio Grande do Sul, a "chamarrita" foi-se amoldando às subsequentes gerações coreográficas, e chegou mesmo a adotar, em princípios de nosso século, a forma de dança de pares enlaçados, como um misto de valsa e chotes.

Do Rio Grande do Sul (e de Santa Catarina) a dança passou ao Paraná, a São Paulo, bem como às províncias argentinas de Corrientes e Entre-Rios, onde ainda hoje são populares as variantes "Chamarrita" e "Chamame". A corruptela "Chimarrita" foi a denominação mais usual desta dança, entre os campeiros do Rio Grande do Sul.

Coreografia: Em seu feitio tradicional, é dança de pares em fileiras opostas. As fileiras se cruzam, se afastam em direções contrárias e tornam a se aproximar, lembrando as evoluções de certas danças tipicamente portuguesas.

DANÇA E MUSICA: A Dança é sempre acompanhada de apenas um instrumento musical a Sanfona que na Região Sul do Brasil é conhecida como Gaita, ou Gaita de Fole. A Dança se desenvolve da seguinte forma :

1.Enquanto forma-se um círculo não há musica.
2.Dançam com os dois braços dados uns aos outros.
3.Ao começar o Canto ,os pares dão 8 saltos de Polca girando para a esquerda e avançando em linha circular imaginaria,nos últimos 8 compassos,cada para ,face à face ,dar-se a mão direita,erguendo-se a cima dos ombros,o homem coloca a mão esquerda às costas, a mulher segura a saia com a mão esquerda.A mulher faz um giro de duas voltas completas em cada sentido.Ao final de cada uma das voltas ela se ajoelha segurando na mão do seu parceiro, e no último compasso é realizado o passo conhecido como "Tesoura".

Fontes:

http://www.paginadogaucho.com.br/danc/chi.htm


http://pt.wikipedia.org/wiki/Chimarrita



http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/chimarrita.htm



http://www.youtube.com/watch?v=mQ4ygf88lBM



=====================================================================